terça-feira, 30 de outubro de 2007

LivRo FonTE de ConHeCimeNto

Acredito na importância dos livros para o crescimento do conhecimento. Antigamente se acreditava que o conhecimento era transmitidode uma pessoa para outra. É claro que, por mais que se esforçasse, talvez nossos pais, irmãos, parentes, amigos e professor não tenham conseguido nos transmitir seus conhecimentos.
Por está razão a leitura tem importância fundamental na vida das pessoas. A necessidade de muita leitura está posto entre todos, haja vista, que propicia a obtenção de informações em relação a qualquer contexto e área do conhecimento, assim como, pode constituir-se em fonte de entretenimento. Para uns, atividade prazerosa, para outros, um desafio a conquistar. E aqui chegamos à importância dos livros e da leitura neste processo.
Ler é saber. O primeiro resultado da leitura é o aumento de conhecimento geral ou específico.
Ler é trocar. Ler não é só receber. Ler é comparar as experiências próprias com as narradas pelo escritor, comparar o próprio ponto de vista com o dele, recriando idéias e revendo conceitos.
Ler é dialogar. Quando lemos, estabelecemos um diálogo com a obra, compreendendo intenções do autor. Somos levados a fazer perguntas e procurar respostas.
Ler é exercitar o discernimento. Quando lemos, colocamo-nos de modo favorável ou não aos pontos de vista, pesamos argumentos e argumentamos dentro de nós mesmos, refletimos sobre opções dos personagens ou sobre as idéias defendidas pelo autor.
Ler é ampliar a percepção.
Ler é ser motivado à observação de aspectos da vida que antes nos passavam despercebidos.
Ler bons livros é capacitar-se para ler a vida.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Michel, ficou muito legal o seu blog ecultural, é isso ai.
Um abraço!

Anônimo disse...

Michel esqueci de me identificar, o conentario foi meu Tibério.