sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

ADMINISTRAÇÃO DE CRISES

O Assessor de imprensa sinceramente, ele não é adivinho, mas uma coisa é certa, ele tem que saber trabalhar com administração de crise antes de um acontecimento imprevisível, as coisas não avisa que irão acontecer e que vão provoca danos significativos a uma organização ou empresa e a seus públicos de interesse, sejam eles internos ou externos.
Aliás, não só um acontecimento inesperado pode ser tornar uma crise, mas também um boato maldoso, um fato de que fulano ouviu de um jeito e o telefone sem fio foi passando de um para outro e no final da linha, o que era um boato se tornou realmente uma crise.
Alguns aspectos do gerenciamento de crise são importantes e que o assessor deve ficar atento e sabendo que estamos vulneráveis a passar:
· Desastres industriais - explosões, incêndios, contaminações.
· Desastres naturais - tempestades, enchentes, desmoronamentos.
· De natureza econômica - boicotes, greves, desvalorização das ações.
· De natureza legal - ações judiciais contra a empresa, pedidos de indenização.
· De reputação - denúncias de corrupção, vazamento de documentos internos.
· Entre outros aspectos.
A crise não terá um local para acontecer, a mídia não se importará que tipo de catástrofe irá apresentar, pois o que mais vende notícia é fato negativo. A mídia, seja ela TV, rádio, internet ou impressa, é forte aliada deste tipo de catástrofe.
Uma crise não pode ser gerenciada considerando apenas seu momento crítico. Uma crise tem que ser vista e tratada em todo o seu processo: antes, durante e depois. Então, o mais sensato e correto a fazer é a prevenção.
No momento de crise o que o assessor não pode:
· Não falar sem antes saber de fato o que aconteceu. Se for o caso, ele deve declare à imprensa que você vai se informar e logo voltará a falar.
· Nunca minta. Se mentir e descobrirem que ele mentiu, nada mais importa: a empresa será culpada.
· Não negligenciar seu público, principalmente a imprensa. Respeitando e mantendo-os bem informados, eles podem ser seus aliados.
· Assegure-se de estar sendo compreendido ao falar com a imprensa. Cuidado com termos técnicos e evasivos.
· Jamais dizer “sem comentários”, “nada a declarar”, “estou sendo injustiçado”, “não é problema meu” e “me respeite”. Isso só agrava a situação.
· Não ignorar sinais de alerta. Resolver todos os problemas potencialmente graves antes de se tornarem crises.


MICHEL BARROS - JJ51

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