segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Um compromisso em forma de Anel


Antigamente, permanecer puro e casto até o casamento era questão de honra e dignidade. Hoje em dia, os conceitos são outros e esse tipo de exigência é muito menos comum do que era há um tempo. Mesmo assim, há quem prometa se manter virgem até casar. E para simbolizar essa promessa, muitos adolescentes adotaram o já famoso anel da pureza - ou da castidade.
"O anel é o símbolo do compromisso com Deus, assim como se usa em um namoro e em um casamento, mostrando fidelidade", explica Patrícia Candido, 17 anos. A estudante usa o anel da pureza há quase um mês e, junto com ela, duas amigas também resolveram aderir ao símbolo da castidade. "Eu e minhas duas amigas resolvemos adotar o anel a pureza pela gente e pela nossa amizade", conta Patrícia.
Tem gente que acha que usar o anel da pureza é coisa de menina. Prova disso são as comunidades do Orkut que dizem coisas como "Anel da Pureza é coisa de gay". No entanto, muitos meninos também aderiram a esse voto de castidade e não têm vergonha de admitir. "Eu respeito a opinião dos outros, mas quero que respeitem a minha também. O fato de eu optar por usar o anel da castidade não tem nada a ver com a minha sexualidade", diz Erick Campos, de 18 anos.
Erick, que diz já ter sofrido preconceito por usar o anel, fez a promessa de permanecer virgem até o casamento há cerca de três meses. No entanto, a opinião dos amigos do estudante vai contra sua decisão. "Eles dizem que eu estou errado, que deveria curtir a vida porque sou novo. Mas o fato de eu usar o anel não significa que eu sou santo e que não vou curtir a vida, é só uma forma diferente", explica. Mesmo assim, Erick não liga para as críticas e garante que vai usar o anel até o casamento.
Quem usa
• Jonas Brothers
Os irmãos mais famosos do momento são bonitos, talentosos e bons meninos. Evangélicos declarados, Kevin, Joe e Nick Jonas foram um dos primeiros a aparecer com o anel da pureza e garantem que vão continuar virgens até o casamento.

• Miley Cyrus
Miley Cyrus já se envolveu em várias confusões, como a divulgação de suas fotos em poses comprometedoras na Internet e a imagem polêmica que fez para a revista Vanity Fair. No entanto, ao que tudo indica, no quesito sexualidade, a estrela de Hannah Montana não será alvo de fofocas, já que ela usa o anel da pureza desde o começo de 2008.

• Selena Gomez
Selena Gomez pediu ao pai um anel da pureza e o usa desde julho. A estrela de Os Feiticeiros de Waverly Place gosta de saber que é exemplo para os outros adolescentes e promete se manter pura até o dia em que se casar.

• Demi Lovato
Demi Lovato é mais uma das estrelas da Disney que apostou no símbolo da castidade. Assim como sua melhor amiga, Selena Gomez, a atriz de Camp Rock aderiu ao anel mais famoso do momento.
Em tempos modernos, adolescentes optam por permanecerem virgens até o casamento e simbolizam a promessa usando o anel da pureza.

Nenhum comentário: