quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

A justiça é igual para todos

A justiça é igual para todos, torna se uma verdade esta afirmação. O que diferencia essa verdade absoluta são os recursos utilizados para burlar as entidades responsáveis que regem nossas leis e condutas.
Comprovei hoje uma das faces da justiça em que ela pode se manifestar, quando os acusados não dispõem de recursos para pagar um advogado.
O caso do catador de sucata, Reginaldo Pereira da Silva, de 30 anos que foi preso na art. 155, estava preso no Centro de Detenção Provisória 2 de Osasco, na Grande São Paulo, há sete meses, sob acusação de tentar furtar pinga de R$1, 50 de um supermercado. A justiça virá o rosto para casos como este, não foi o primeiro, mas espero que seja o ultimo.
Como é de se esperar a sua soltura foi expedido na segunda-feira (11/2) e enviado à cadeia no mesmo dia. De acordo com a decisão do juiz Adevanir Silveira, o réu já cumpriu maior parte da pena. O mesmo juiz aplicou ao catador a pena de oito meses e 16 dias de prisão, em regime semi-aberto, por crime de furto. O catador cumprirá 42 dias restantes da sentença no semi-aberto.
Creio realmente que existem duas faces da justiça, uma que busca e exerce a verdade e a outra que almeja o dinheiro. Espero que dia o desejo pela riqueza possa desaparecer de nossa realidade social.

Nenhum comentário: