segunda-feira, 9 de junho de 2008

FRUTO DO ESPÍRITO, UM DESAFIO DIÁRIO



Uma das mais importantes facetas doutrinárias da obra de Deus é o fruto do Espírito. Esta doutrina nos ensina o verdadeiro caminho para a humildade que é verdadeiramente a beleza da santidade. Sem o fruto do Espírito passamos a desenvolver um cristianismo teórico, sem vida e seremos condenados pelos outros como aconteceu a uma igreja inglesa, quando o famoso estadista indiano Mahatma Gandhi adentrou neste templo para assistir a um culto.
No fim da reunião transtornado, numa reação que mistura indignação com sabedoria ele assim exclamou: "O vosso Cristo eu quero, o vosso cristianismo eu não quero". Com esta frase podemos analisar o quão importante é o fruto do Espírito como uma verdadeira faceta de santidade pela palavra como João Calvino o homem que durante dez anos tornou Genebra a cidade de Deus na terra, pois verdadeiramente lá se vivia uma teocracia, pois Deus reinava absoluto segundo os ensinamentos da palavra de Deus, pois isto o reformador genebrino assim exclamou. "Devemos como servos de Deus nos submeter à escola das santas escrituras e tirar dali, tudo o que for necessário".Nossa vida fala mais alto que nossas palavras, por isso o ensino deve novamente ser a prioridade da igreja, pois a palavra é a espada do Espírito (Ef 6.17), e a forma de melhor transmiti-la é com nossa vida, como nos ensina Agostinho o bispo de Hipona. "Evangelize, evangelize, evangelize e em ultimo caso diga alguma coisa". A melhor forma de ganhar o próximo para Jesus é vivendo uma vida de integridade e isto só se torna possível mediante o fruto do Espírito Santo que são expressões do caráter de Cristo em nossas vidas. Quando nossa vida fala mais alto não apenas nossas palavras são quando as pessoas vêem algo diferente no nosso falar, no nosso proceder, quando o evangelismo passa a ser também com a vida, tornando o mundo para nós uma "paróquia" como dizia John Wesley o pai do metodismo. Esta sim é a verdadeira obra do Espírito, pois o Senhor está interessado num povo santo e de boas obras, que busque a santificação, tenha caráter e santidade para que assim possa fazer a diferença diante da pós-modernidade.Diante de tantas indagações feitas pelo homem moderno à igreja deve oferecer respostas e estas têm que serem apresentadas com diferença de vida e agir, pois se buscarmos apenas os dons e não o fruto poderá causar espanto apenas pelas coisas miraculosas que podem ser feitas, mas não pela diferença social e humana que devemos causar na sociedade, impactando o homem moderno com atitudes que apresentem respostas para as principais indagações dos homens nesta era pós-moderna, onde as vãs filosofias dominam e a palavra poder e glória têm tomado conta do pensamento globalizado. Com esta reflexão analiso primeiramente a importância do fruto do Espírito tanto no contexto evangélico, como a sua influência sobre a sociedade, em detrimento de uma igreja que busca apenas dons e poder, mas tem sérias deficiências em áreas como maturidade e caráter. Agindo assim o mundo não observará na igreja uma agência de mudança, mas sim, uma agência de poder.
Na verdade o poder de Deus é de suma importância para o desenvolvimento da obra, mas tem que vir acompanhado pelo fruto do Espírito, pois do contrario nossa membrasia corre o risco de cair no ostracismo, valorizando demais dons, graça e conseqüentemente glória própria e menos caráter, santidade o que conseqüentemente apresenta a glória de Deus entre os homens, como o nosso Senhor Jesus nos ensinou, "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração". (Mt 11.29)
Em Gálatas 5:22-23 , nós encontramos nove dons que são manifestados como "Frutos do Espírito". Vemos também esses dons em II Pedro 1:3-11 e em outras passagens bíblicas como na Armadura de Deus, nas Bem-Aventuranças e nos Mandamentos de Deus nosso Senhor. Paulo frisou claramente que os crentes são caracterizados pelos frutos do Espírito. Aqueles cujas vidas são exibições constantes de trabalhos da carne não entrarão o Reino de Deus ( Gálatas 5:21 ).

1) Amor: O amor é um afeto para com Deus e o homem. É produzido pelo novo nascimento ( I João 4:7-8 ), e descrito por Paulo em I Coríntios 13:1-8 . Somente quando somos controlados pelo Espírito de Deus podemos verdadeiramente amar. Amor - Êxodo 20

2) Gozo, Alegria: Esse gozo santo vem por conhecer a Deus e crer em suas promessas. Ele é necessário para o serviço cristão ( Deuteronômio 28:47 ; Salmos 51:12-13 ), e é um atributo de cristãos cheios do Espírito.

3) Paz: Essa é uma calma disposição da mente e do coração vinda da certeza de termos sido perdoados e sabermos que Deus pode satisfazer todas as nossas necessidades ( Filipenses 4:6-7 ). Paz - Armadura - Efésios 6:11-18 ; Os Criadores da Paz - Bem-Aventuranças - Mateus 5 ; Não Mate - Mandamentos - Êxodo 20

4) Paciência, Longanimidade: Essa é uma característica cristã que se caracteriza por não se sentir ofendido ou provocado facilmente. Puro em coração - Bem-Aventuranças - Mateus 5 ; Adultério - Mandamentos - Êxodo 20

5) Benevolente, Benignidade, Amabilidade, Delicadeza no trato com os outros: Esse é um espírito amável e benevolente visto naqueles que caminham com Deus. Humilde - Armadura - Efésios 6:11-18 ; Misericordioso - Bem-Aventuranças - Mateus 5 ; Não Furtarás - Mandamentos - Êxodo 20

6) Bondade: Esta é uma moral geral e excelente que não tem motivos secundários. Puro em Coração -nas Bem-Aventuranças - Mateus 5 ; Adultério - nos Mandamentos - Êxodo 20

7) Fé, Fidelidade,Verdade: Toda fé verdadeira é produzida pelo Espírito de Deus, seja a fé salvadora ou a fé exercida diariamente nas promessas de Deus quando surgem necessidades ou aflições. Fé, Verdade - na Armadura - Efésios 6:11-18 ; Não Minta - nos Mandamentos - Êxodo 20

8) Mansidão, Brandura: Esta é a disposição de conter-se em conseqüência de um reconhecimento de nossa própria depravação ( Mateus 5:4-5 ).

9) Domínio Próprio (de si mesmo), Temperança: Baseia-se no auto-controle e na moderação encontrados naqueles que vivem somente para a glória de Deus. Não furtarás, Não Cobiçarás - nos Mandamentos - Êxodo 20


É notável que os crentes podem ter um ( ou mais ) dom espiritual(ais), contudo nunca é o caso dos "Frutos do Espírito". Cristãos cheios do Espírito terão todos os "Frutos do Espírito" porque a "Mente de Cristo" ( Filipenses 2:5 ) está neles. Assim que eles são controlados pelo Espírito de Deus tornar-se- ão como Cristo em todas as áreas do seu caráter.
Pode ser vista a unidade dos "Frutos do Espírito" pelo fato de que todos os frutos podem ser incluídos junto ao primeiro que é "amor". Em Romanos 13:8-10 , achamos que o amor cumpre a lei. Todos os deveres do homem podem ser incluídos sob o comando de amar a Deus e o homem. Medite na descrição de Paulo sobre o amor em I Coríntios 13:1-8 . Observe que todos os "Frutos do Espírito" são manifestados pelo amor.
A proximidade de nossa relação com o Espírito Santo é facilmente julgada pela manifestação dos " Frutos do Espírito" em nossas vidas.
A base de seu carácter no dia-a-dia está se formando pelas obras da carne ou pelo Frutos do Espírito? Reflita sobre esse assunto.

Nenhum comentário: