Texto: Gustavo Henrique Ruffo
Estudante taiwanês de design Shao Yung Yeh se inspira em inseto para criar transporte individual urbano.
O que um gafanhoto e um automóvel têm em comum? Fora a capacidade de se reproduzir rapidamente, não havia muitos pontos de tangência. Pelo menos não até que o estudante taiwanês de design Shao Yung Yeh se inspirasse no inseto para criar uma proposta moderníssima de transporte individual urbano, o Insecta Concept.
O lado gafanhoto do carro está em sua suspensão, que imita as patas do inseto e permite que o Insecta Concept regule sua altura de acordo com o terreno que é enfrentado. A bem da verdade, não se pode dizer que os braços onde as rodas vão presas sejam exatamente a suspensão, mas o conceito é tão diferente que não tem um nome adequado para o sistema que sugere.
As rodas, aliás, seguem a receita que é apontada como o futuro dos automóveis: têm um motor, elétrico, em cada uma delas. É o que já fizeram diversos modelos, como o Lightning GT e, mais recentemente, o Venturi Volage.
Destinado a uma pessoa só, o Insecta a protege com uma cabine de alta resistência, como o exoesqueleto de um inseto. Outro auxiliar em sua estabilidade é o pacote de baterias, que funciona como a cauda de um inseto e se move para modificar o centro de estabilidade do veículo.
Para quem gostou da idéia de andar em um gafanhoto, má notícia: o modelo é apenas um projeto, sem nenhuma intenção, pelo menos por enquanto, de produção em série. Um dia, quem sabe, ele poderá se espalhar pelos centros urbanos, assim como o inseto faz nas plantações. A diferença é que, em vez de devastar lavouras, o Insecta lutaria contra pelo menos uma devastação: a do humor, provocada pelos engarrafamentos.
O que um gafanhoto e um automóvel têm em comum? Fora a capacidade de se reproduzir rapidamente, não havia muitos pontos de tangência. Pelo menos não até que o estudante taiwanês de design Shao Yung Yeh se inspirasse no inseto para criar uma proposta moderníssima de transporte individual urbano, o Insecta Concept.
O lado gafanhoto do carro está em sua suspensão, que imita as patas do inseto e permite que o Insecta Concept regule sua altura de acordo com o terreno que é enfrentado. A bem da verdade, não se pode dizer que os braços onde as rodas vão presas sejam exatamente a suspensão, mas o conceito é tão diferente que não tem um nome adequado para o sistema que sugere.
As rodas, aliás, seguem a receita que é apontada como o futuro dos automóveis: têm um motor, elétrico, em cada uma delas. É o que já fizeram diversos modelos, como o Lightning GT e, mais recentemente, o Venturi Volage.
Destinado a uma pessoa só, o Insecta a protege com uma cabine de alta resistência, como o exoesqueleto de um inseto. Outro auxiliar em sua estabilidade é o pacote de baterias, que funciona como a cauda de um inseto e se move para modificar o centro de estabilidade do veículo.
Para quem gostou da idéia de andar em um gafanhoto, má notícia: o modelo é apenas um projeto, sem nenhuma intenção, pelo menos por enquanto, de produção em série. Um dia, quem sabe, ele poderá se espalhar pelos centros urbanos, assim como o inseto faz nas plantações. A diferença é que, em vez de devastar lavouras, o Insecta lutaria contra pelo menos uma devastação: a do humor, provocada pelos engarrafamentos.
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